top of page

Usar Óculos de outra pessoa faz mal? Quem usa óculos não pode doar a córnea?


Usar Óculos de outra pessoa faz mal?

Sim. Os óculos são objetos pessoais receitados pelo médico oftalmologista na medida específica para cada paciente, com necessidades e limitações exatas para o indivíduo. Usar os de outra pessoa pode causar dores de cabeça, tonturas, enjoo e fadiga ocular.

Quem usa óculos não pode fazer doação de córnea? Não é verdade. Miopia, hipermetropia ou astigmatismo não alteram a estrutura da córnea.

Assistir TV de perto prejudica a visão? Não é verdade. Assistir TV de uma distância curta pode deixar os olhos cansados, mas não faz mal à saúde ocular.

Entortar os olhos causa estrabismo? O exercício de aproximar as pupilas não oferece riscos. Esse é um mito que fez parte da infância de muitas pessoas.

Usar óculos faz o grau aumentar ou diminuir? O uso de óculos não interfere na evolução de erros de refração, como miopia e astigmatismo.

Expor os olhos ao sol sem proteção UV pode prejudicar a visão? Prejudica. Olhar diretamente para o sol sem proteção contra os raios UV pode causar problemas, como danos na retina, catarata e até inflamações na córnea.

Ler demais deixa a vista cansada? Não deixa a vista cansada. O que pode causar a sensação de cansaço é a luz do ambiente em que você está lendo, ou se a leitura for feita em computadores, celulares, tablets por períodos muito longos.

Ler dentro de veículos em movimento causa deslocamento da retina? Ler com carro em movimento pode causar um certo desconforto, mas não causa descolamento de retina.

Limão pode causar queimadura nos olhos?

Sim. Nunca use limão nos olhos. Em caso de algum acidente, lave os olhos imediatamente com água limpa e procure o médico oftalmologista. O suco do limão pode ocasionar irritação e inflamação nos olhos, podendo gerar úlcera de córnea e queimadura grave.

bottom of page