De forma pioneira, Dr. José Beniz implantou essa semana, em Goiânia, a nova lente intraocular Vivity


A nova lente oferece uma visão nítida para longe e meia distância, o que diminui o uso de óculos na maioria das situações diárias e não apresenta queixas de redução da qualidade de visão à noite, mantendo ausência de halos e de outras perturbações visuais, mesmo em ambientes com pouca luminosidade.

A catarata é o processo de opacificação do cristalino, a lente natural do olho, normalmente incolor e transparente, que tem como objetivo focalizar os objetos que enxergamos. Portanto, o implante de uma lente intraocular visa substituir a lente do olho, que a partir de certa idade começa a perder sua capacidade de foco (presbiopia) e sua transparência (catarata).


A nova lente Vivity, em muitos casos, durante uma mesma intervenção cirúrgica, permite corrigir também outros erros refrativos associados como miopia, hipermetropia e/ ou astigmatismo e presbiopia. Até agora, as opções para pessoas operadas de presbiopia ou catarata baseavam-se, muitas vezes, no uso de lentes intraoculares multifocais, que permitem ver bem de perto e de longe, mas que, em certos casos, produzem alguns distúrbios visuais (como reflexos ou halos de luzes ao dirigir à noite), tornando-se desconfortáveis para alguns pacientes ou, por outro lado, a utilização de lentes monofocais, que evitam esses inconvenientes, mas são otimizadas apenas para visão distante.


Como alternativa a essas opções, a nova lente proporciona boa acuidade visual em distâncias intermediárias, conseguindo ampliar a profundidade de foco em relação às monofocais e, pela primeira vez, evitando-se de forma eficaz as interferências visuais dos trifocais, que, até então, não haviam sido totalmente eliminadas com o alcance ampliado.


Veja abaixo a cirurgia realizada por Dr. José Beniz utilizando a nova lente: