O médico oftalmologista Dr. José Beniz Neto é o mais novo integrante da Academia Goiana de Medicina

Vice-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia foi empossado nesta quinta-feira (22) com a presença do reitor da UFG, professor Edward Madureira.

O médico oftalmologista Dr. José Beniz Neto é o mais novo integrante da Academia Goiana de Medicina (AGM). A solenidade de posse e diplomação da cadeira 36 ocorreu no Mercure Goiânia Hotel nesta quinta-feira (22), com a presença de acadêmicos titulares e eméritos, além de representantes importantes da classe médica regional e nacional, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Dr. Edward Madureira, familiares e convidados de honra.

“Entrar na AGM é, para mim, um feito memorável. Tentarei ser sempre o meu melhor no sentido de engrandecer a Academia e o que ela representa para a medicina goiana”, disse o Dr. José Beniz Neto em seu discurso de posse. Durante sua fala, ele ressaltou a relevância do papel da entidade e de seus componentes e fez o juramento de se juntar a eles em prol da valorização profissional, acadêmica e cultural da Medicina no Estado de Goiás.

Ele foi saudado pelo o acadêmico Dr. Marcos Ávila, também oftalmologista consagrado, que destacou a importância do ingresso do novo integrante e amigo no reforço do cumprimento do papel da AGM. Para ele, a trajetória profissional e acadêmica do Dr. José Beniz Neto tem a bagagem e o perfil ideais para os propósitos da entidade. “Você, com seus conhecimentos na área do ensino médico, professor da UFG, líder em entidades científicas nacionais, pode e vai ajudar a Academia Goiana de Medicina”.

O vice-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) passou a ocupar a vaga do Dr. Natalino da Cunha Peixoto, que se tornou acadêmico emérito no ano passado após mais de duas décadas de serviços prestados à AGM. Dr. José Beniz Neto passou pelo crivo de uma seleção com pré-requisitos como desempenho científico relevante e idoneidade reconhecida, entre outros, além de análise de seu currículo pelo Conselho Científico da entidade e votação de todos os 39 acadêmicos titulares e 12 eméritos.

A cerimônia foi comandada pelo presidente da AGM, Dr. Nilzio Antônio da Silva, que deu as boas-vindas ao novo integrante, seguido do discurso de saudação do Dr. Marcos Ávila, também oftalmologista e acadêmico, e do agradecimento do Dr. José Beniz Neto. Além do Reitor da UFG, Edward Madureira, estiveram presentes na composição da mesa, o secretário-geral adjunto da AGM, Dr. José Reinaldo do Amaral, o vice-presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos de Medicina, Dr. Vardeli Alves de Morais; Dr. Waldemar Naves do Amaral, representando a Associação Médica de Goiás e o Diretório da Faculdade de Medicina da UFG, o diretor da SICOOB Unicentro Brasileira, Dr. Dejan Rodrigues Nonato e o diretor do Sindicado dos Médicos de Goiás, Dr. Rafael Cardoso Martinez.

Como parte do cerimonial, foram entregues medalha e diploma ao novo acadêmico e uma medalha à sua esposa, Analice Rezende Franco Beniz. Todos os presentes foram convidados para um jantar de confraternização para o fechamento da noite.

O acadêmico

Natural de Ituiutaba (MG), Dr. José Beniz Neto é reconhecido por seu trabalho especializado em procedimentos cirúrgicos oftalmológicos de alta complexidade. Atualmente, ocupa as funções de chefe dos Serviços de Córneas e Uveítes do Centro Brasileiro de Cirugia de Olhos (CBCO), vice-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), professor de oftalmologia e chefe do Serviço de Catarata da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de ser conferencista nacional e internacional.

É graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB), fez residência médica e doutorado em oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado em Uveítes pela University of Southern California/Doheny Eye Institute, em Los Angeles (EUA). Em 2014, ele recebeu o título de Cidadão Goiano pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, reconhecimento merecido após três décadas em solo goiano.

A Academia Goiana de Medicina

A Academia Goiana de Medicina foi fundada em 1988 pelo radiologista e professor Aluízio Ramos de Oliveira, falecido em 2015, aos 89 anos. A entidade tem como suas finalidades contribuir para o progresso da Medicina, desenvolver atividades de cultura geral ligadas à Medicina, colaborar com o Sistema de Saúde e instituições de ensino médico, homenagear as figuras de destaque e comemorar os fatos relevantes dessa área.

Antes de José Beniz Neto, a cadeira 36 pertenceu ao Dr. Natalino da Cunha Peixoto, tem como patrono o Dr. João Álvares Teixeira, tendo sido o primeiro ocupante, o Dr. Geraldo Pedra, que foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

Confira as fotos da solenidade: