Dr. José Beniz Neto assume hoje cadeira na Academia Goiana de Medicina


O médico oftalmologista José Beniz Neto será o mais novo integrante da Academia Goiana de Medicina (AGM) a partir desta quinta-feira (22). A solenidade de posse e diplomação da cadeira 36 ocorrerá no Mercure Goiânia Hotel, às 20h, com a presença de acadêmicos titulares e eméritos, além de representantes importantes da classe médica do Estado de Goiás e convidados de honra.

O vice-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) ocupará a vaga do gastroenterologista Dr. Natalino da Cunha Peixoto, que se tornou acadêmico emérito no ano passado após mais de duas décadas de serviços prestados à AGM. Dr. José Beniz Neto passou pelo crivo de uma seleção com pré-requisitos como desempenho científico relevante e idoneidade reconhecida, entre outros, além de análise de seu currículo pelo Conselho Científico da entidade e votação de todos os 39 acadêmicos titulares e 12 eméritos.

A cerimônia será comandada pelo presidente da AGM, Dr. Nilzio Antônio da Silva, que dará as boas-vindas ao novo integrante, seguido do discurso de saudação do Dr. Marcos Ávila, também oftalmologista e acadêmico, e do agradecimento do Dr. José Beniz Neto. Por fim, serão entregues medalha e diploma para o fechamento da noite.

O acadêmico

Natural de Ituiutaba (MG), Dr. José Beniz Neto é reconhecido por seu trabalho especializado em procedimentos cirúrgicos oftalmológicos de alta complexidade. Atualmente, ocupa as funções de chefe dos Serviços de Córneas e Uveítes do Centro Brasileiro de Cirugia de Olhos (CBCO), vice-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), professor de oftalmologia e chefe do Serviço de Catarata da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de ser conferencista nacional e internacional.

É graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB), fez residência médica e doutorado em oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutorado em Uveítes pela University of Southern California/Doheny Eye Institute, em Los Angeles (EUA). Em 2014, ele recebeu o título de Cidadão Goiano pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, reconhecimento merecido após três décadas em solo goiano.

A Academia Goiana de Medicina

A Academia Goiana de Medicina foi fundada em 1989 pelo radiologista e professor Aluízio Ramos de Oliveira, falecido em 2015, aos 89 anos. Antes de José Beniz Neto, a cadeira 36 pertenceu ao gastroenterologista Dr. Natalino da Cunha Peixoto e, antes, ao ortopedista Dr. Geraldo Pedra, que foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.